quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ALIMENTOS E O SISTEMA IMUNOLÓGICO



Os  grãos, como ervilhas, lentilhas, feijão, etc. também as  nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras, devem ser sempre adicionados à dieta;
Frutas, verduras e legumes também devem ser consumidos diariamente em porções suficientes;
Alho e cebola: estimulam a resposta imunológica e também os macrófagos (células que combatem radicais livres). Ele é um agente modificador da resposta imunológica.
Cenoura, tomate, damasco, beterraba, mamão e couve: contém betacaroteno, que estimula células imunológicas e protetoras, combatentes de infeções.
Suco verde: a clorofila, é rica em zinco, ferro e vitamina C. Um bom exemplo é o suco de agrião com laranja, mas os ingredientes podem variar a seu gosto;
Beba muita água nos intervalos das refeições, isso facilita a eliminação das toxinas de seu organismo.
Gengibre: fortalecedor do sistema de defesa, pode ser consumido antes das refeições, ajudando no processo digestivo, ou pode ser usado em conserva no vinagre (bastante usado na culinária japonesa), no preparo dos pratos ou em chá.
Alimentos, que por sua vez, prejudicam as defesas do organismo, porque danificam células responsáveis nessa função e causam outros danos ao sistema imunológico:
Gorduras em excesso: reduz a atividade das células de defesa e, assim, prejudica a resposta imunológica;
Açúcares: a ingestão constante de grandes quantidades de sacarose também prejudica o sistema imunológico;
Alimentos processados: ricos em sódio e outras substâncias altamente nocivas às células.
Outros cuidados:
Durma bem! Uma boa noite se sono, com a quantidade suficiente de tempo para seu corpo se recuperar das atividades do dia, é uma das formas de manter a imunidade alta;
Exercite-se, mexa-se! Não precisa entrar para a academia, mas comece a ir até a padaria a pé, por exemplo, e, sempre que possível, pratique atividades físicas ao menos por 40 minutos, três vezes por semana; isso oxigena o sangue e estimula as funções imunológicas!
Beba água durante o dia, mesmo que não esteja com sede, apenas alguns goles por vez serão suficientes, para hidratar seu corpo e limpá-lo das toxinas;
Relaxe! Ande ao ar livre, tenha bons pensamentos e apanhe sol, isso ajudará a reduzir o stresse, um dos responsáveis pela queda da imunidade.



1 comentário: